Tac Stark
O santo-antônio central, revestido pelo mesmo plástico preto, divide o perfil do modelo, que chama a atenção pela pequena área envidraçada. Na dianteira, as setas são separadas dos faróis circulares, que contam ainda com unidades de neblina incrustadas no pára-choque. As lanternas traseiras ficam na altura dos vidros, em ressaltos protuberantes. O pára-choque traseiro conta ainda com luzes de ré e de neblina. A tampa do porta-malas com estepe integrado possui abertura lateral -- para a esquerda --, com dobradiças aparentes.
A carroceria, a despeito de suas linhas agressivas, é bem compacta. O comprimento total é reduzido -- apenas 4,08 metros --, com altura de 1,90 m e 1,80 m de largura. O seu peso é de 1.600 kg, inferior ao seu principal concorrente, o jipe Troller T4, que possui 1.850 kg. Segundo a própria TAC, a distribuição de peso do modelo se aproxima da ideal -- 50% do peso em cada eixo --, no que colaborou o posicionamento do tanque de combustível, de 75 litros, no entre-eixos.
As pretensões fora-de-estrada são reforçadas pela transmissão 4x4 com reduzida de engate manual, câmbio de cinco marchas produzido pela Eaton -- o mesmo que equipa o Iveco Daily europeu -- e diferencial central da Dana. A sua suspensão é independente de longo curso, na dianteira e traseira. Para maior resistência, são adotados dois amortecedores em cada roda. A distância do solo -- vão livre -- é de 25 centímetros, com ângulos de ataque e de saída de, respectivamente, 45º e 48º.
Os freios são a discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Em razão de sua pequena escala de produção, a TAC utiliza várias peças de acabamento e mecânica já disponíveis no mercado. Como, por exemplo, os retrovisores do Idea Adventure.
A versão definitiva do Stark será apresentada no meio deste ano. A estratégia de comercialização e distribuição, que só ocorrerão no segundo semestre de 2009, ainda não está definida. Segundo Adolfo Cesar dos Santos, diretor-presidente da TAC, ela será anunciada posteriormente, talvez no próprio Salão. O seu preço deve ficar na faixa entre R$ 80 mil e R$ 90 mil, valor semelhante ao do seu rival Troller T4 e um pouco abaixo do cobrado pelo AM50 Marruá, da Agrale. O fabricante espera produzir 100 unidades mensais até o final de 2010.
Fonte: http://carros.uol.com.br
Veja o video do Stark:
Mais informações visite: http://www.tacmotors.com.br/
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