Caparo T1

Para quem achava que um Bugatti Veyron, como o automóvel mais rápido e veloz do mundo, tão cedo não teria adversário capaz de batê-lo em desempenho nas ruas e estradas, pode estar enganado. Afinal um motor W16 de 8 litros e 1.001 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,5 s, 0 a 200 km/h em 7,3 s e atingir quase 410 km de velocidade máxima são números superlativos que falam por si. Trata-se de desempenho próximo ao de Fórmula 1, um monoposto no topo das várias categorias do automobilismo e feito especificamente para competir em autódromos.
Versões de ruas de modelos enquadrados em outras categorias de competição — hoje chamadas de GT — já foram produzidas em quantidades limitadas, mas nenhum capaz de bater o Bugatti, marca do Grupo VW. O que chegou mais perto foi o McLaren F1, um incrível carro esporte de três lugares projetado por Gordon Murray e Peter Stevens com a experiência adquirida na equipe homônima de Fórmula 1. Foram fabricadas apenas 107 unidades nas instalações da McLaren: 72 homologadas para rua, 28 para pista e 7 protótipos, entre 1994 e 1998.
Se existe um paradigma a ser superado, por que não partir para um Fórmula 1 de rua? Exatamente assim pensaram dois engenheiros que trabalharam na equipe de Murray: Ben Scott-Geddes e Graham Halstead. Com o espírito voltado ao desempenho puro e sem compromissos que não fossem com a segurança e o mínimo necessário para que o carro pudesse também rodar nas ruas e estradas, eles concluíram todo o projeto em pouco mais de dois anos. Optaram por um modelo de dois lugares, porém o carona segue atrás em vez de ao lado do piloto.

O caderno de encargos era ousado. O Caparo T1, como foi batizado, adotou tecnologia aeroespacial, adicionada ao uso amplo de material compósito (aglutinação de duas ou mais substância como fibra de carbono) e à segurança, típicos dos veículos de corridas. O resultado é um carro extremamente leve com relação peso-potência de nada menos que 1 kg/cv — no Veyron, 1,5 kg/cv. São 500 cv, obtidos de um motor V8 de 3,5 litros que gira a 10.500 rpm, e 500 kg de peso, já com acessórios como faróis, lanternas, piscas e espelhos.

Nas fotos nem todos esses “detalhes” estão aplicados, mas deverão sê-lo até junho próximo, quando será apresentado no autódromo de Goodwood, sul da Inglaterra. Pára-choques dianteiro e traseiro e suportes para placas igualmente estarão disponíveis para atender às legislações de trânsito dos países.Scott-Geddes afirma que “a segurança fez parte do projeto com a mesma importância que o desempenho. A arquitetura voltada à aerodinâmica garante o máximo de sensações de esportividade aos ocupantes. O Caparo é capaz de gerar acelerações laterais espetaculares. Nas curvas pode atingir mais de três vezes a aceleração da gravidade (3 G+), semelhante à de um Fórmula 1, além de alcançar desacelerações magníficas (3 G+) graças ao dimensionamento dos freios e ao baixo peso do conjunto”.

Halstead completa: “Nosso objetivo é reproduzir o nível de desempenho dos carros esporte protótipos do passado, ou GTs de hoje, e ao mesmo tempo conseguir uma nova referência entre os automóveis para ruas e estradas no que concerne a agilidade e dirigibilidade. Conversamos com proprietários entusiastas de carros de corrida comuns. Eles estavam aborrecidos porque o potencial de uso é muito restrito em razão dos regulamentos de competições e limitações de projeto. Decidimos rasgar o livro de regras para dar aos clientes o que eles desejam: um carro de rua com incomparável performance, reafirmando o compromisso com a segurança.”

Embora possa acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos 2,5 s do Veyron, mas com desempenho em curvas e capacidade de frenagem muito superiores, limitações aerodinâmicas do Caparo T1 vão impedir que ultrapasse os 322 km/h. A capota transparente desse biposto pode ser removida. O preço está estimado em € 265 mil (R$ 750 mil). Significa dizer que custará 75% menos do que o modelo fantástico da Bugatti. Nada mal. Fonte: http://www.webmotors.com.br
Visite o site da empresa: http://www.caparo-t1.com/

Veja o vídeo de lançamento do Caparo T1

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