Ariel Atom

Alguns descrevem o Atom como um dos carros mais incríveis da história moderna. Jeremy Clarkson, colunista do Sunday Times e apresentador do programa "Top Gear", da BBC, deu ao Atom cinco estrelas e disse: "Em termos de adrenalina, o Atom é um adversário à altura para o Porsche Carrera GT. Este carro é o nirvana do automobilismo!"

A Ariel não é muito conhecida dos brasileiros, mas essa fabricante britânica produz um dos esportivos mais fantásticos do mundo, o Atom. Leve (ele só tem o essencial) e forte, ele é, segundo Jeremy Clarkson, o famoso apresentador do programa Top Gear, da BBC, o carro que “qualquer um que gostaria de saber como um carro deve se comportar tem de dirigir”. Frase que ele completa pouco depois, em seguida a exclamações ininteligíveis de prazer: “Ele é o nirvana da direção”. Isso quando o carro tinha só o motor do Honda Civic SI, com potência ampliada para 245 cv. Num corpinho de 455 kg. Agora, ele vai ganhar uma série especial com, no máximo, 500 kg. O motor, por outro lado, vai ser bem mais forte: será o mesmo V8 2,4-litros com compressor do Caparo T1, capaz de gerar 500 cv a 10.000 rpm. Segundo a Ariel, esse será um dos carros com maior potência específica em todo o mundo, maior até do que a do Bugatti Veyron, que tem mais de 1.000 cv, mas pesa um bocado.

O parâmetro a superar já será um dos mais altos em todo o mundo. Continuando com Jeremy Clarkson, ele, com seus muitos anos de experiência, diz nunca ter acelerado nada tão rápido em toda a vida. Não é para menos: a versão “de entrada” do Atom vai de 0 a 96 km/h em 2,7 s. Como o carro não empina é algo que se deve perguntar...


O Atom 500 nasceu de um experimento da Ariel com a RS Developments, que desenvolve o motor Russell Savory de 2,4 litros. Apesar de pequeno, ele gosta de girar e tem um compressor mecânico, o que explica sua potência absurdamente alta. Para comandá-lo, o carro conta com um câmbio manual de seis marchas.

Como tudo que é muito especial, o Atom 500 terá produção reduzida e seu preço ainda não foi divulgado, mas deve ser razoavelmente salgado. Nada que não valha a pena para quem puder arcar com a despesa. Só o gosto de ver a suspensão trabalhando já deve dar aos futuros donos do o gostinho de uma boa compra.

Ainda existe um modelo “mais simples”, de 455 kg e 245 cv, que faz bem bonito, acelerando de 0 a 96 km/h em 2,7 s.

Veja o video sobre o Ariel Atom:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agrale Marruá

Vinci GT

Edra GT