Equus Thundix

Foi pensando na realidade brasileira que a Equus, pequena indústria de Fortaleza (Ceará) especializada em produzir buggies criou o mais novo jipe brasileiro, tal qual o Troller, o Thundix é um clone do norte americano Jeep Wrangler.
Somente seu chassi em aço com perfis em U e a carroceria em fibra de vidro são de fabricação própria. A tarção, o motor e até peças mais simples como maçanetas, faróis, lanternas e retrovisores vem do ferro velho. O retrovisor é de Fiat, pára brisa da Toyoto Bandeirante e os faróis do Ford F-1000. O projeto do pequeno 4x4 prevê o uso de peças recondicionadas de diversos veículos. O motor pode ser do Jeep Willys, Chevrolet S-10, Mitsubishi L-200, Kia Sportage, Suzuki Vitara e até Kombi diesel "Compramos so componentes baratos de veículos com perda total e o resultado é um carro muito mais acessível", gaba-se o proprietário da Equus, o advogado Boehmero Jovino.
O modelo padrão tem transmissão e suspensão de Lada Niva. A entrega também é original: o Thundiz não é vendido na forma convencional. A fabricante envia um kit com as peças do jipe para as montadoras homologadas que se encarregam de prepará-lo. por enquanto estão autorizados parceiros em Salvador, Fortaleza e São Paulo, "a grande vantagem é que o cliente pode comprar a parte mecânica ao seu gosto. Só exigimos que a montagem seja feita num local pré determinado por questão de qualidade", explica Jovino.
O projeto Thundix levou dois anos para ficar pronto. Uma equipe de dez pessoas entre engenheiros e autodidatas, que se definiam como autênticos "professores pardais" foi responsável por buscar soluções para a montagem do pequeno jipe cearense.
Infelizmente a Equus fechou as portas em 2005 deixando mais esse modelo na lista dos fora de série que não deram certo.

Comentários

  1. sou proprietario de um equus des de 2004 e na0 comsigo documrntalo por fauta do renavam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ..sei que faz dez anos a sua pergunta..e que eu comprei um jeep magnata também e reformei ele todinho..o meu tem Renavan...quando eu comprei ele estava sem o suporte do estepe. Caso o senhor ainda tenha o jeep gostaria de saber se poderia tirar umas fotos do porta step e mandar pra mim ..aí mandarei fazer um igual...Paulo sou se São Paulo..11.997728354 watts obrigado

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agrale Marruá

Vinci GT

Matra Picape