Matra Picape


A Matra Veículos do Brasil iniciou a produção de seu utilitário no final de 2001, visando ocupar o espaço deixado com encerramento da produção do Toyota Bandeirantes. Fabricada na cidade de Ibaiti, no Paraná, a picape Matra apresenta cabine feita inteiramente em fibra de vidro, e atrás pode contar com carroceria de madeira ou metal e baú. Existem varias versões; chassi longo ou curto, cabines simples, estendida ou dupla, com tração 4X2 ou 4X4. É indicada para uso em serviços em condições severas, que exijam mais força que qualquer outra coisa, e pode levar até uma tonelada de carga.

 O visual, por sua vez, é no mínimo exótico, e chama a atenção por onde passa. A cabine é alta - são 2,24 metros - e a frente, curtinha e “bicuda”. Por dentro, a vocação para o trabalho é evidenciada pelo acabamento rústico. Exceto pela direção hidráulica, o carro não tem recursos de conforto e exibe um projeto centrado na simplicidade. O painel de instrumentos tem moldura externa quadrada, aparafusada no tablier. Os instrumentos limitam-se ao velocímetro, marcadores de nível de combustível e de temperatura e hodômetro total - não há hodômetro parcial.


Todo o habitáculo é moldado em fibra, o que se traduz em facilidade de limpeza e aspecto simples. A lista de opcionais inclui ar condicionado, pintura metálica, quebra-mato dianteiro, protetores de cárter e de tanque de combustível, pneus on/off-road, banco inteiriço, janela traseira corrediça e caçamba em fibra. O motor da picape Matra invade parte do habitáculo e fica quase entre os bancos. Mas pouco barulho vem dele, revelando um isolamento acústico eficiente. O propulsor, aliás, tem boa origem: é fornecido pela International e tem quatro cilindros em linha, 2.5 litros, turbocompressor e intercooler, capaz de render 115 cv de potência máxima a 3.800 giros e 29 kgfm de torque a 1.600 giros. A transmissão é fornecida pela Eaton e tem montagem invertida: primeira, terceira e quinta marcha são para trás e a ré, a segunda e a quarta, para a frente. Rústica a picape Matra é, mas com personalidade.

Infelizmente a Matra é mais uma das montadoras artesanais brasileiras que ja encerrou sua produção. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agrale Marruá

Vinci GT