Coggiola T-Rex

O estúdio italiano de design Coggiola tentou "reinventar" o jipão americano Hummer. A proposta era tirar o jeito militar do Hummer e deixá-lo com aspecto mais moderno. Paradoxalmente, este objetivo levou a empresa a criar um sport utility-conceito com inspiração na era mesozóica: o Coggiola T-Rex. O modelo foi apresentado no Salão de Genebra, em março de 2000, e chama a atenção principalmente pelo tamanho imponente, digno do porte do dinossauro Tiranossauro Rex.

O Coggiola T-Rex tem avantajados 5,35 m de comprimento, 2,27 m de largura e 2,21 m de altura - 66 cm maior, 6 cm mais largo e 31 cm mais alto que o já megalômano Hummer maior, por exemplo, que a F-250. Para conseguir este tamanho descomunal, os engenheiros da empresa italiana alongaram o chassi do Hummer, mas mantiveram o entre-eixos de 3,30 m. O porte do T-Rex é um pouco amenizado pelo desenho de linhas bem arredondadas. O visual segue um aspecto "clean", já que com o porte de brutamonte não é necessário firulas para chamar atenção.

Os pára-choques são integrados à carroceria e a parte frontal conta com grandes faróis retangulares e faróis auxiliares redondos dispostos lado a lado. Para mostrar que está preparado para enfrentar as pedras e terrenos acidentados, o modelo tem um protetor de cárter também chamado de peito de aço bem aparente. Na parte de trás, o T-Rex chama atenção por ter um ressalto no teto, uma espécie de "corcova", que começa no meio do carro e segue até a tampa do porta-malas. Já as lanternas são um conjunto formado por três luzes redondas.

Com 40 cm de distância livre do solo, o maior problema de acessar o interior do T-Rex é subir no veículo. Depois do exercício, se alcança o habitáculo todo forrado em couro bege. Mas, como no Hummer, o espaço interno não condiz com o porte do sport utility italiano. Isso devido ao espaço ocupado pela caixa do câmbio e pelo avantajado duto do eixo de transmissão, que corta longitudinalmente o habitáculo. Diferentemente do Hummer, porém, a Coggiola tentou suavizar o ambiente interno adotando formas bem arredondadas no console. O ressalto na parte traseira no teto do veículo se justifica quando se observa que o veículo tem três bancos individuais atrás - o Hummer só possui dois. Como o duto do eixo cria um grande ressalto no assoalho, que inviabilizaria a área para cabeça no banco central, a Coggiola elevou o teto e resolveu o problema.

Como é uma tendência dos sport utilities modernos, o habitáculo do Coggiola T-Rex vem repleto de itens de conforto. A lista de equipamentos inclui direção hidráulica, trio elétrico, rádio/CD player, ar condicionado, vidros elétricos, DVD player, sistema de navegação por satélite - GPS - e televisão, entre outros. O mesmo monitor de cristal líquido, instalado no console central, que atende a DVD, GPS e televisão, serve para o motorista ter imagens da câmara instalada na traseira do veículo para auxiliar nas manobras de estacionamento.

As mudanças que diferenciam o T-Rex do Hummer, no entanto, são apenas estéticas. Não atinge a parte mecânica, toda herdada do veículo americano. O propulsor é um V8 6.5 turbo-diesel de 195 cv de potência a 3.400 rpm e torque de 59,5 kgfm a 1.800 rpm. Este motor trabalha com um câmbio automático de quatro marchas. Para enfrentar as situações off-road, o modelo tem tração integral, opção de reduzida e ainda um sistema para encher e esvaziar os pneus automaticamente.

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