Nishimura Mariella

Revivendo os tempos do FEI X-3, o esportivo Mariella foi um dos destaques do Salão do Automóvel de 1994. Duas décadas depois de ter apresentado o FEI X-3, que foi o foco das atenções no Salão do Automóvel de 1970, um novo esportivo saído da MecAut dominou os olhares do evento. Era o Nishimura Mariella, um veículo esportivo de verdade, pronto para entrar em linha de produção, projetado pelo professor Oscar Nishimura.
O projeto do Mariella previa velocidade máxima de 250 km/h. Para isso, além do motor dianteiro do Fiat Turbo 2.0 i.e. com potência de 123 kW (165 cv) a 5.250 rpm, foi construído com materiais de maior resistência e leveza.
A carroceria do veículo foi confeccionada em fibra aramida kevlar)e resina epóxi, o que garantia um alto índice de resistência e pouco peso.
A idéia do professor Nishimura ao desenvolver o veículo foi resgatar o conceito de esportividade.
Todos os componentes idealizados para o chassi do veículo, em alumínio, tiveram seus modelos fabricados previamente de forma artesanal em madeira.
Para proporcionar melhor distribuição de massa, a transmissão escolhida foi do VW Santana, colocada entre as rodas traseiras. O chassi é de alumínio, composto de longarinas tubulares estruturadas e travessas longitudinais de alumínio fundido. A carroceria foi confeccionada em kevlar impregnada com resina epóxi. A suspensão, especialmente desenvolvida para o projeto, é independente nas quatro rodas, com duplo triângulo na dianteira e tensores longitudinais e transversais na traseira, todos confeccionados em alumínio.
As rodas são em liga leve, com pneus 205/55 ZR 16 e freios a disco ventilados nas quatro rodas. O peso total do carro ficou incrivelmente baixo: 650 kg, com uma relação peso/potência de apenas 3,94 kg/cv. Somente para ter uma idéia do peso, a Ferrari 512 TR tem relação 3,45 kg/cv; o Honda NSX, 4,40 kg/cv e o Mitsubishi 3000 GT VR4, 5,33 kg/cv.
Participaram do projeto Mariella, sob coordenação de Oscar NIshimura: Eduardo Augusto de Almeida Ferreira, Francisco Antonio Vallone e Ricardo Massao Ohotaguro. Fonte: http://www.fei.edu.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agrale Marruá

Vinci GT

Edra GT